Integridade… Seja um Líder! Seja um Herói!

Os Valores Profissionais praticados estão diretamente relacionados com a Credibilidade de qualquer profissional, empresa ou instituição.
Cabe a todos nós sermos os verdadeiros Líderes e Heróis na construção de uma sociedade profissional credível e íntegra!

Atualmente vivemos sujeitos a enormes pressões profissionais onde o Sucesso, infelizmente, se mede essencialmente pelo retorno financeiro, ou seja diretamente relacionado com a capacidade e vertente comercial. Isto aplica-se transversalmente, independentemente da escala ou dimensão do negócio ou profissão, desde o Empresário Individual ou Profissional Liberal, passando pelas PME’s e abrangendo obviamente as grandes Empresas.

Esta pressão advém principalmente de um aumento galopante da concorrência e dos Valores que estão a ser vividos, defendidos e ensinados na nossa sociedade, em que o Sucesso se mede pelo retorno financeiro rápido, e em que o “como” pouco interessa… Desde que se atinjam os objetivos.

Valores são algo que, desde crianças, vamos aprendendo e interiorizando nos nossos hábitos de conduta, a começar pelos nossos Pais e familiares mais próximos, posteriormente pelos educadores e professores, pelos grupos Sociais, Religiosos, Culturais, enfim por todos as pessoas com que convivemos e que se tornam referências na nossa Vida.

Estes Valores são-nos passados verbalmente como “regras” mas principalmente através dos exemplos comportamentais a que, de uma forma constante e repetitiva estamos expostos, passando a considera-los como “normais”, e que, ainda que de uma forma inconsciente, vamos catalogando como bitola de certo/errado e dai surgem os juízos de valor sob a forma de comportamento aceite/desejável ou inaceitável/condenável.

Ao chegarmos à idade adulta, supostamente caraterizada pelo momento em que passamos a ser responsáveis pelas nossas escolhas, naturalmente fazemos uma seleção do que faz sentido para nós, e escolhemos a nossa própria lista de Valores que regerá a nossa Vida.

A palavra Integridade vem do latim integritate, que significa a qualidade de alguém ou algo ser íntegro, de conduta reta, coerente, pessoa de honra, ética, o que é verdadeiro, justo, genuíno e perfeito.

Infelizmente, cada vez mais podemos constatar que, na maioria dos casos, há uma diferença abismal entre o “discurso” e a “prática”, entre o anunciado e o que de facto acontece. E o mais grave, no meu entender, é que isso quase é considerado “normal” e aceitável, sob a desculpa “todos o fazem!”

… E Você…considera-se íntegro? …até que ponto Você pratica o que defende? …A Integridade faz parte dos seus Valores de Vida e Prática Profissional? A Integridade Profissional reveste-se de uma importância extraordinária pois, quando inexistente, implicará o prejuízo de toda a Credibilidade no Profissional, no produto ou serviço que este representa, e da Empresa ou Instituição a eles associado.

É essencial recuperar e valorizar este Valor na nossa Sociedade, restaurando a economia de forma positiva, premiando a honestidade e transparência, e valorizando quem realmente tem o mérito, ou o conhecimento, em vez daqueles que apenas são “máquinas publicitárias e de vendas” que utilizando técnicas extraordinárias e comprovadas, como a PNL, mas de uma forma subversiva, criam a ilusão generalizada de valor.

Para colmatar esta questão, cada vez mais se exigem aos profissionais que sejam certificados nas áreas de desempenho, o que de facto acho importante, mas isto criou um novo negócio! Agora por todo o lado podemos aceder a centenas de certificações, geralmente com nomes pomposos e cativantes, muitas até no atualmente tão popular regime “Low-Cost”… Mas que valor ou credibilidade têm essas certificações? Como e com que rigor é verificada a verdadeira capacidade do profissional certificado? E quem certifica as empresas que apresentam e comercializam estas certificações?

A meu ver, as certificações devem ser feitas por entidades competentes e externas, de forma a manter a isenção de interesses, e que estas mesmas sejam certificadas a nível dos seus Standards de Qualidade, devidamente comprovados. Mas acima de tudo, o maior órgão regulador deste valor é a nossa própria consciência, sendo nossa a escolha de como queremos viver, quem queremos ser, e que exemplo queremos passar. Eu acredito que Sucesso passa pela relação inabalável de Integridade para connosco próprios!

Como disse Francis Bacon…
“Não é o que comemos mas o que digerimos que nos torna mais fortes, não é o que ganhamos mas o que poupamos que nos torna mais ricos, não é o que lemos mas o que recordamos que nos torna mais sabedores, e não é o que professamos mas o que fazemos que nos confere realmente integridade!”

Em suma:
Ser íntegro pressupõe ser coerente, verdadeiro, ético, correto, justo, genuíno e ter Honra…
E isto é um princípio inalienável e inconfundível!
Ser íntegro é um traço forte de carácter, virtude própria dos verdadeiros Líderes e Heróis.

…Ser integro é condição essencial ao respeito próprio e ao valor intrínseco do Ser Humano!


“A Verdadeira Integridade é fazer a coisa certa…
…sabendo que ninguém irá saber se você a fez ou não!”
                                                                                                                 Oprah Winfrey

By Diana Metello

International Results  Coach
CEO & Founder @ Action For Success
Published in “PROGREDIR”  –  Novembro 2013

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *