…Wake Up!!!

Ao ler este artigo vai perceber porque é que, apesar de todos os argumentos que usou para si próprio até hoje, Você não se pode dar ao luxo de não investir em Si!!!
Ao ler este artigo vai perceber o preço que tem pago, e que vai continuar a pagar, se optar por não ter um Coach!

…This is a Wake Up Call!!!

…”Não tenho tempo!” …”Agora não me dá jeito, vou da próxima vez!”
…”o meu caso é diferente!” …”Não tenho dinheiro para isso!”

As perguntas que lhe fazemos são:
# Tem tempo para perder Oportunidades Profissionais?
# Dá-lhe jeito nunca atingir o seu Verdadeiro Potencial ou os seus sonhos?
# Quanto custa deitar a perder um Casamento ou Relação, não saber gerir as relações com os seus Filhos, os seus Colegas, ou com o seu Chefe?

Mais ainda lhe perguntamos:
# É a Pessoa que sempre sonhou ser?
# Faz o que gosta? Vive como quer?
# É Feliz?

Se a sua resposta é “Sim”… Parabéns!!! …Temos a certeza que fez, e faz, por isso!
Se a sua resposta for “Não” …O que acha que aconteceu?

Tudo na Vida implica uma definição de Prioridades, uma Opção , uma Decisão!

A grande maioria das pessoas, ainda que inconscientemente, assume uma postura de vítima quando algo na sua vida não lhe corre de feição… “Tenho Azar!”

…e assim se convencem da sua impotência, desresponsabilizando-se das consequências, muitas vezes desastrosas, de não arriscarem e não investirem no que é importante… ficando eternamente na sua “Zona de Conforto”.

…Será que é realmente uma “Zona de Conforto”?

Não será antes uma zona de comodismo e alheamento dos resultados e responsabilidade das nossas atitudes e escolhas, em que passivamente nos conformamos com o “poucochinho”, o medíocre, o “normal” …deixando que a Vida, a Realização e a Verdadeira Felicidade nos passe ao lado?

O problema agrava-se quando de facto esta condição é assumida como “normal” e nos rodeamos de pessoas que dia após dia reforçam este conceito e aceitam esta realidade como incontornável. Se o reforçarmos em cada conversa que temos estes factos tornam-se “verdades absolutas”!

Geralmente quando falamos em “preço” associamos a dinheiro… mas há “preços” muito mais valiosos!
Não agir, não mudar, não investir em si tem um custo elevadissimo!

…É sempre mais fácil culpar os Pais, o sítio ou a condição socio-económica em que se nasceu, o problema de saúde, a falta de tempo, o chefe, o colega, a mulher, o marido, a tia … ou simplesmente os “azares do destino” …TUDO menos a única pessoa responsável pela situação… VOCÊ!!!

ATENÇÃO: …This is a Wake Up Call!!!
Não perca mais Tempo!
Não deixe a SUA VIDA passar-lhe ao lado!
Não pague mais Facturas elevadas por não agir!
…Está na Hora de Investir em Si!!!

Ora bem… Quer mudar? Então lembre-se que a mudança está nas escolhas que fazemos em milhares de pequenos momentos no nosso dia-a-dia!

A primeira coisa, e provavelmente a mais importante, a mudar é o seu Mindset!

Já Einstein atestava que: “Nenhum problema pode ser resolvido pelo mesmo estado de consciência que o gerou. É preciso ir bem mais longe que isso!”

…e há ainda outra citação muitas vezes atribuída erradamente a Einstein (ele próprio a atribuiu a Rita Mae Brown) que ilustra bem este paradigma: “Insanidade é continuar a fazer sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes!”

Ao considerar uma Mudança, ou quando queremos atingir Objectivos que até hoje não conseguimos atingir, podemos ser assaltados por alguns medos, sentimentos de desorientação ou até não saber como ou por onde começar. O mais importante é perceber que para atingir Resultados significativos não tem que, nem deve, fazer este Processo sozinho!

# Já viu algum Atleta atingir Resultados sem o acompanhamento de um Treinador?
# Já viu algum Pianista profissional que não tenha tido um Mestre?
# Já viu alguma Criança que tenha aprendido a andar de bicicleta sozinha?
…Claro que não!!!

…então porque é que nós, quando queremos aprender ou desenvolver alguma Competência, mudar ou implementar um Novo Hábito, definirmos um Plano Estratégico de Sucesso querendo contemplar outros pontos de vista que para nós têm muitos “ângulos mortos”, ou temos a necessidade de identificar e eliminar os nossos próprios “Sabotadores Internos” inconscientes, achamos que o conseguimos fazer sozinhos?

Sabia que procurar ajuda e formas de alavancar os nossos recursos é um sinal de inteligência?

O recurso a um Coach Profissional permite-lhe accionar 7 Chaves Essenciais para o Seu Sucesso!

1# Mudanças Efectivas de Comportamentos e Hábitos

Este é o principal Objectivo do Coaching! …Resultados!
Mencionando Anthony Robbins, que é sem dúvida a maior autoridade mundial actual, em matéria de obtenção de Resultados, este afirma que uma das perguntas mais frequentes que lhe colocam é: “o que tenho que fazer para obter Resultados que se mantenham ao longo do tempo?”
AR explica que o problema está precisamente aqui: todos queremos mudanças, mas pouco fazemos por isso.

Por Exemplo: todos queremos perder peso e manter a forma… Mas será que todos treinamos e temos uma alimentação correcta?
Quer deixar de fumar…. mas anda a contar os dias, em sofrimento e a suspirar por um cigarro?

As mudanças requerem um plano, um compromisso e ferramentas poderosas para as levar a cabo, sendo a mais importante o Coaching.

2 # Catalizador de Tomadas de Consciência importantes e o essencial Autoconhecimento

Um Coach Profissional possui conhecimentos, técnicas e recursos que lhe permitem catalizar insights e desta forma acelerar processos de consciência e auto-conhecimento que de outra forma poderíam levar anos… ou nunca chegar a acontecer.
Uma vez identificados Bloqueios e Sabotadores Internos, estes podem ser resolvidos ou eliminados, permitindo perceber motivações inconscientes que impediam o processo de mudança e revelar recursos internos poderosos que muitas vezes são cruciais para atingir os Objectivos pretendidos.

3 # Formulação de Objectivos de Sucesso e Alinhamento de Valores

A correcta formulação de Objectivos é essencial ao sucesso dos mesmos!
A coerência entre os Valores pessoais e os Valores praticados será determinante para a felicidade e realização do indivíduo, quer a nível pessoal como a nível profissional.

Por exemplo, Segundo o ICF Global Coaching Client Study, 67% das pessoas que recorreram a um Coach revelaram melhorias muito significativas na gestão da relação vida profissional/vida pessoal.

Esta competência de ‘gestão’ é trabalhada nas sessões de Coaching e conduz à realização pessoal do indivíduo. Pessoas mais felizes são pessoas mais Criativas e Produtivas.

4 # Desenvolvimento de Skills e Estratégias Eficazes adaptados à sua
situação concreta (Pessoal ou Profissional)

Um Coach faz uma diferença determinante quer nas organizações, ao gerir as diferentes motivações, levando a que os objetivos globais tenham sucesso perante os interesses e objetivos individuais, quer em processos individuais em que o desenvolvimento de Soft Skills é determinante em termos de comunicação eficaz e nos relacionamentos.

Por alguma razão o especialista em inteligência emocional Daniel Goleman propõe o Coaching como um dos seis estilos de Liderança Emocional.

5 # Visão, Motivação e Momentum

Um Coach contribui criativamente, estimulando a capacidade de visualizar um maior leque de opções e possibilidades, e simultâneamente ajuda a definir com precisão, e um enorme realismo, a Visão do Objectivo escolhido, ancorando-a emocionalmente e mentalmente.

Assume também um papel crucial ao identificar Motivações internas, e a criar Motivações externas, que são essenciais às estratégias e manutenção de comportamentos a longo prazo, mantendo assim o Momentum ao longo de todo o Processo e permitindo que a pessoa se mantenha na trajectória por si própria.

O facto de ter alguém que tem os nossos interesses como prioridade, a quem se vai “prestando contas”, ajustando estratégias, e que tem parte activa na monitorização dos progressos é também um factor muito importante e que contribui para a eficácia do Coaching.

6 # Feedback Assertivo e Imparcial

Uma das maiores vantagens em recorrer a um Coach Profissional é o valioso imput que este pode fornecer, de forma assertiva e imparcial ao dar feedback sobre a forma como lidamos com as diferentes situações, ou como as percepcionamos, dando-nos uma visão mais abrangente e dissociada e permitindo a tomada de decisões mais balizadas, evitando falhas de assessment que podem por em causa os resultados pretendidos, e simultâneamente permite uma noção real da evolução e qual o ponto de situação.

7 # Compromisso com a Melhor Versão de Si Mesmo

Por definição, um Coach Profissional assumiu um Compromisso com a Excelência e nesse sentido disponibilizará todos os seus recursos técnicos e manifestará todo o seu empenho e dedicação, sendo seu “parceiro de jornada” e celebrando consigo cada conquista, no sentido de o ajudar a atingir o Seu Verdadeiro Potencial e a tornar-se na Melhor Versão de Si Mesmo!

 

Como diz Paulo Coelho: “O Mundo está nas mãos daqueles que têm a Coragem de Sonhar e de correr o risco de Viver os Seus Sonhos!!!”

Chegou a sua hora!!! …Esta é a sua “Call to ACTION!!!”

 

 

By Diana Metello

International Results  Coach
CEO & Founder @ Action For Success

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *